FORMAÇÃO GERAL XXII
Considerando a teoria do espaço urbano de Lefebvre, reflita sobre o trecho seguinte:
O método lefebvriano com base na tríade da produção do espaço pode ser uma ferramenta útil para captar as percepções, as vivências e os usos do espaço urbano pelos migrantes. Neste sentido, o que vale ressaltar são os modos de vida como expressão da contradição percebida por essa população migrante. Dentro dessa percepção dos refugiados, refugiadas e migrantes, pode-se indagar se tais sujeitos se reconhecem como cidadãos portadores de direitos. (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Dito isso, é possível afirmar que a tríade da produção do espaço é definida pelo:
I - espaço percebido (a prática espacial);
II - espaço vivido (os espaços de representação);
III - espaço concebido (as representações do espaço);
IV - espaço monetizado (a capitalização do meio).
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I; II e III.
I; II; III e IV.
II; III e IV.
Apenas I.
I; III e IV.
Considerando visão etnocêntrica, construída socialmente ao longo dos tempos, reflita sobre o trecho seguinte:
O sujeito migrante recebe a mesma referência identitária da pessoa sem-teto, dos racialmente oprimidos, dos economicamente deserdados, da mulher vítima de violência, do sujeito colonial, a partir de determinadas condições enraizadas no processo social, condições de ordem material, discursiva, psicológicas, entre outras. (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Sabendo disso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e com F para as afirmativas falsas:
( ) O racismo, a discriminação racial, o colonialismo e o apartheid continuam causando estragos no mundo sob formas sempre renovadas.
( ) O indivíduo "forasteiro" acaba por nâo se adaptar socialmente, criando situações problemáticas junto à comunidade que o acolheu; isso explica a segregação sofrida.
( ) No Brasil, as estruturas de poder se mantêm, o que provoca enormes desigualdades sociais, afetando o desenvolvimento do país.
( ) Estruturas que se prolongam no tempo por meio de mecanismos de concentração e conservação do poder, separando uma pequena minoria que dela se beneficia, de uma grande maioria desfavorecida de proteção.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; V; V.
F; F; V; V.
V; F; V; V.
V; F; V; F.
V; V; V; F.
Considerando a legislação migratória brasileira dos últimos anos como resultado de uma nova disposição social para o assunto, reflita sobre o trecho seguinte:
O novo debate sobre direitos humanos ocorrido, no contexto do processo de redemocratização do país e da América Latina, tem favorecido um entendimento diferente, com outro tipo de interpretação do fenômeno migratório. Neste sentido, o fenômeno recente das migrações vem recebendo diferentes tipos de interpretação, mais abertos e plurais. (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Dito isso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e com F para as afirmativas falsas.
( ) Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, nota-se, ainda, a existência de entraves jurídico-culturais.
( ) Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, já nota-se o quão bem preparado o Estado brasileiro está para o serviço de acolhimento e encaminhamento social das famílias que aqui chegam.
( ) Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, nota-se, ainda, sérios problemas de ordem socioeconômica decorrentes de aspectos estruturais que merecem ser identificados e analisados de forma cuidadosa.
( ) Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, já nota-se a facilidade que tipifica esses processos de aculturação e inclusão do contingente imigrante no cotidiano nacional.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
F; F; V; V.
V; V; V; F.
Considerando as dinâmicas mais amplas dos atuais processos migratórios na globalização, reflita sobre o trecho seguinte:
As transformações geradas pela globalização têm tido um grande impacto sobre os fluxos migratórios. As relações com a economia global aprofundam as assimetrias promovendo desigualdades crescentes entre os países. Com o neoliberalismo, apoiado em sua crença de que o mercado resolve os problemas das sociedades, assiste-se a desregulamentação dos contratos e acordos políticos de defesa das condições de seguridade e proteção social aos trabalhadores, decorrendo dessa nova orientação política uma alteração nas relações de trabalho, obrigando a uma maior mobilidade de trabalhadores no espaço internacional. (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Sendo assim, considere os três tipos de condições sociais que facilitam a decisão de migrar e induzem os indivíduos a tomar tal decisão. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Um primeiro conjunto de condições estruturais amplas tem a ver com as formas coloniais antigas e mais recentes e os tipos específicos de conexões criados pelas formas atuais de globalização econômica.
( ) Um segundo conjunto de condições envolve o recrutamento direto de trabalhadores imigrantes por empregadores, por governos em nome dos empregadores ou pela rede de imigrantes.
( ) Um terceiro e último conjunto de condições envolve a exportação e o tráfico organizados, cada vez mais ilegais, de homens, mulheres e crianças.
( ) Um segundo conjunto de condições envolve as condições sempre favoráveis de oportunidades e próspero desenvolvimento socioeconômico que abundam no sistema capitalista sob a égide das práticas neoliberais.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F.
F; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
F; F; F; F.
Considerando as ocorrências de violências raciais e xenofóbicas no Brasil, reflita sobre o relato seguinte:
“Eu falava pra eles: ‘Você é meu irmão. Sou humano igual a você, criado pelo mesmo Deus’. Mas me bateram, bateram e ninguém separou” (Maurice*, migrante haitiano de 26 anos, morador de Curitiba). (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Dito disso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e com F para as afirmativas falsas:
( ) As agressões têm ocorrido única e exclusivamente em razão da raça e etnia. Eles e elas sofrem duplo preconceito por serem imigrantes e negros. No caso das mulheres, o preconceito é triplo, em razão do gênero.
( ) No tocante ao racismo estrutural, que é algo que está de algum modo, preso às estruturas de poder de nossa sociedade, pode-se citar o exemplo do preconceito praticado por parte de cidadãos da classe média brasileira em face de pessoas pertencentes a classes subalternas, alvo de discriminação.
( ) Os temas da intolerância ao diferente, discriminações raciais e étnicas, as violações aos direitos humanos são agravadas pelas assimetrias existentes entre as diversas nações de acordo ao pensamento decolonial.
( ) os relatos permitem constatar que os problemas decorrentes dos obstáculos enfrentados pelos refugiados, refugiadas e migrantes no processo de inserção social se apresentam como desafio para o Estado e sociedade em termos de propostas de políticas públicas migratórias e de um programa educacional voltado à defesa e garantia dos direitos humanos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; V.
V; V; V; V.
V; V; V; F.
V; F; V; V.
V; F; V; F.
Analise o gráfico abaixo:
Fonte: Silva (2017, p. 4)
A partir desse gráfico, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
O fenômeno dos refugiados sempre foi um fenômeno mundial, mas agora, com o aumento do número de refugiados, atinge países nunca antes tão afetados com o seu fluxo, como o Brasil.
O fenômeno dos refugiados era um problema permanente e, na atualidade, tornou-se um problema pontual.
Com o aumento do número de refugiados, uma das características mais marcantes nos padrões atuais de deslocamento forçado é a sua dispersão mais restrita pelo mundo.
O fenômeno dos refugiados sempre existiu, porém tornou-se mais brando na atualidade, visto que o número de refugiados diminui ao longo do tempo.
Ações como a publicação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951, garantiu a diminuição do número de refugiados no mundo.
Analise as assertivas abaixo:
I. O fim da Guerra Fria e a consolidação dos processos da globalização acentuaram as contradições no encaminhamento da temática dos refugiados, principalmente com a ascensão dos nacionalismos e dos conflitos étnicos ao lado dos problemas econômicos.
PORQUE
II. Na contemporaneidade a multiplicidade de fatores envolvidos na formação dos deslocamentos forçados torna complexa a realidade dos refugiados.
Pensando nas assertivas e na relação entre elas, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
I é falsa e II é verdadeira.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II não justifica I.
I e II são falsas.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II justifica I.
I é verdadeira e II é falsa.
Analise a charge abaixo:
Fonte: twitter.com
Tendo em vista essa charge, leia as afirmativas abaixo, atribuindo V para verdadeiras e F para falsas:
I. Ao longo da História várias ações foram feitas em defesa dos refugiados, como a criação do Alto Comissariado para Refugiados, em 1921 e a formulação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951.
II. Na atualidade refugiados sofrem com tratamentos desumanos, preconceitos, intolerância, especialmente em casos de refugiados não reconhecidos.
III. Torna-se urgente a criação de instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, que concedam direitos eficazes aos que migram, também, em condições de vulnerabilidade, mas não podem, juridicamente, obter a condição de refugiado.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
I e III são verdadeiras.
Todas são verdadeiras.
II e III são verdadeiras.
Apenas I é verdadeira.
Todas são falsas.
Leia o trecho da reportagem divulgada no site OperaMundi em 28 de agosto de 2022:
A partir dessa reportagem é possível pensar sobre a situação dos refugiados na atualidade. Sobre isso É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
A situação atual dos refugiados está agravada, visto que se trata de uma combinação de novos e antigos conflitos, e a crise econômica.
A questão dos refugiados não tem sido relevante na atualidade, já que poucos são os eventos ocorridos dessa natureza.
É notável na atualidade a união de países com foco somente na melhoria das condições humanas de refugiados.
Foi criado, recentemente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, visando o acompanhamento das questões relacionadas aos refugiados locais.
Iniciativas como a publicação de um Estatuto do Refugiado garante o respeito e a dignidade dos refugiados na atualidade, visto que prevê a proteção de todos os tipos de refugiados.
De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e o ACNUR (Agência da ONU para refugiados), ao final de 2021, existiam 60.011 pessoas reconhecidas como refugiadas no país.
Esse número expressivo de refugiados em países como o Brasil se justifica porque:
O Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas garantiu a circulação irrestrita, humana e respeitosa, de refugiados pelo Brasil.
O Brasil possui a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997 que permite a entrada irrestrita de qualquer refugiado e a garantia de direitos.
Houve, no Brasil, reduções jurídicas à proteção de refugiados e a criação de restrições que garantiram menor circulação de refugiados.
Estatísticas dos grandes fluxos de refugiados revelam que o fenômeno dos refugiados está concentrado na Europa, não atingindo países como o Brasil.
Padrões atuais de deslocamento forçado são marcados pela dispersão mais ampla pelo mundo, em diferentes escalas, tanto regional quanto global, atingindo países como o Brasil.
I; II e III.
I; II; III e IV.
II; III e IV.
Apenas I.
I; III e IV.
Considerando visão etnocêntrica, construída socialmente ao longo dos tempos, reflita sobre o trecho seguinte:
O sujeito migrante recebe a mesma referência identitária da pessoa sem-teto, dos racialmente oprimidos, dos economicamente deserdados, da mulher vítima de violência, do sujeito colonial, a partir de determinadas condições enraizadas no processo social, condições de ordem material, discursiva, psicológicas, entre outras. (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Sabendo disso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e com F para as afirmativas falsas:
( ) O racismo, a discriminação racial, o colonialismo e o apartheid continuam causando estragos no mundo sob formas sempre renovadas.
( ) O indivíduo "forasteiro" acaba por nâo se adaptar socialmente, criando situações problemáticas junto à comunidade que o acolheu; isso explica a segregação sofrida.
( ) No Brasil, as estruturas de poder se mantêm, o que provoca enormes desigualdades sociais, afetando o desenvolvimento do país.
( ) Estruturas que se prolongam no tempo por meio de mecanismos de concentração e conservação do poder, separando uma pequena minoria que dela se beneficia, de uma grande maioria desfavorecida de proteção.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; V; V; V.
F; F; V; V.
V; F; V; V.
V; F; V; F.
V; V; V; F.
Considerando a legislação migratória brasileira dos últimos anos como resultado de uma nova disposição social para o assunto, reflita sobre o trecho seguinte:
O novo debate sobre direitos humanos ocorrido, no contexto do processo de redemocratização do país e da América Latina, tem favorecido um entendimento diferente, com outro tipo de interpretação do fenômeno migratório. Neste sentido, o fenômeno recente das migrações vem recebendo diferentes tipos de interpretação, mais abertos e plurais. (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Dito isso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e com F para as afirmativas falsas.
( ) Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, nota-se, ainda, a existência de entraves jurídico-culturais.
( ) Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, já nota-se o quão bem preparado o Estado brasileiro está para o serviço de acolhimento e encaminhamento social das famílias que aqui chegam.
( ) Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, nota-se, ainda, sérios problemas de ordem socioeconômica decorrentes de aspectos estruturais que merecem ser identificados e analisados de forma cuidadosa.
( ) Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, já nota-se a facilidade que tipifica esses processos de aculturação e inclusão do contingente imigrante no cotidiano nacional.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
F; F; V; V.
V; V; V; F.
Considerando as dinâmicas mais amplas dos atuais processos migratórios na globalização, reflita sobre o trecho seguinte:
As transformações geradas pela globalização têm tido um grande impacto sobre os fluxos migratórios. As relações com a economia global aprofundam as assimetrias promovendo desigualdades crescentes entre os países. Com o neoliberalismo, apoiado em sua crença de que o mercado resolve os problemas das sociedades, assiste-se a desregulamentação dos contratos e acordos políticos de defesa das condições de seguridade e proteção social aos trabalhadores, decorrendo dessa nova orientação política uma alteração nas relações de trabalho, obrigando a uma maior mobilidade de trabalhadores no espaço internacional. (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Sendo assim, considere os três tipos de condições sociais que facilitam a decisão de migrar e induzem os indivíduos a tomar tal decisão. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Um primeiro conjunto de condições estruturais amplas tem a ver com as formas coloniais antigas e mais recentes e os tipos específicos de conexões criados pelas formas atuais de globalização econômica.
( ) Um segundo conjunto de condições envolve o recrutamento direto de trabalhadores imigrantes por empregadores, por governos em nome dos empregadores ou pela rede de imigrantes.
( ) Um terceiro e último conjunto de condições envolve a exportação e o tráfico organizados, cada vez mais ilegais, de homens, mulheres e crianças.
( ) Um segundo conjunto de condições envolve as condições sempre favoráveis de oportunidades e próspero desenvolvimento socioeconômico que abundam no sistema capitalista sob a égide das práticas neoliberais.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F.
F; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
F; F; F; F.
Considerando as ocorrências de violências raciais e xenofóbicas no Brasil, reflita sobre o relato seguinte:
“Eu falava pra eles: ‘Você é meu irmão. Sou humano igual a você, criado pelo mesmo Deus’. Mas me bateram, bateram e ninguém separou” (Maurice*, migrante haitiano de 26 anos, morador de Curitiba). (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Dito disso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e com F para as afirmativas falsas:
( ) As agressões têm ocorrido única e exclusivamente em razão da raça e etnia. Eles e elas sofrem duplo preconceito por serem imigrantes e negros. No caso das mulheres, o preconceito é triplo, em razão do gênero.
( ) No tocante ao racismo estrutural, que é algo que está de algum modo, preso às estruturas de poder de nossa sociedade, pode-se citar o exemplo do preconceito praticado por parte de cidadãos da classe média brasileira em face de pessoas pertencentes a classes subalternas, alvo de discriminação.
( ) Os temas da intolerância ao diferente, discriminações raciais e étnicas, as violações aos direitos humanos são agravadas pelas assimetrias existentes entre as diversas nações de acordo ao pensamento decolonial.
( ) os relatos permitem constatar que os problemas decorrentes dos obstáculos enfrentados pelos refugiados, refugiadas e migrantes no processo de inserção social se apresentam como desafio para o Estado e sociedade em termos de propostas de políticas públicas migratórias e de um programa educacional voltado à defesa e garantia dos direitos humanos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; V.
V; V; V; V.
V; V; V; F.
V; F; V; V.
V; F; V; F.
Analise o gráfico abaixo:
Fonte: Silva (2017, p. 4)
A partir desse gráfico, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
O fenômeno dos refugiados sempre foi um fenômeno mundial, mas agora, com o aumento do número de refugiados, atinge países nunca antes tão afetados com o seu fluxo, como o Brasil.
O fenômeno dos refugiados era um problema permanente e, na atualidade, tornou-se um problema pontual.
Com o aumento do número de refugiados, uma das características mais marcantes nos padrões atuais de deslocamento forçado é a sua dispersão mais restrita pelo mundo.
O fenômeno dos refugiados sempre existiu, porém tornou-se mais brando na atualidade, visto que o número de refugiados diminui ao longo do tempo.
Ações como a publicação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951, garantiu a diminuição do número de refugiados no mundo.
Analise as assertivas abaixo:
I. O fim da Guerra Fria e a consolidação dos processos da globalização acentuaram as contradições no encaminhamento da temática dos refugiados, principalmente com a ascensão dos nacionalismos e dos conflitos étnicos ao lado dos problemas econômicos.
PORQUE
II. Na contemporaneidade a multiplicidade de fatores envolvidos na formação dos deslocamentos forçados torna complexa a realidade dos refugiados.
Pensando nas assertivas e na relação entre elas, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
I é falsa e II é verdadeira.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II não justifica I.
I e II são falsas.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II justifica I.
I é verdadeira e II é falsa.
Analise a charge abaixo:
Fonte: twitter.com
Tendo em vista essa charge, leia as afirmativas abaixo, atribuindo V para verdadeiras e F para falsas:
I. Ao longo da História várias ações foram feitas em defesa dos refugiados, como a criação do Alto Comissariado para Refugiados, em 1921 e a formulação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951.
II. Na atualidade refugiados sofrem com tratamentos desumanos, preconceitos, intolerância, especialmente em casos de refugiados não reconhecidos.
III. Torna-se urgente a criação de instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, que concedam direitos eficazes aos que migram, também, em condições de vulnerabilidade, mas não podem, juridicamente, obter a condição de refugiado.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
I e III são verdadeiras.
Todas são verdadeiras.
II e III são verdadeiras.
Apenas I é verdadeira.
Todas são falsas.
Leia o trecho da reportagem divulgada no site OperaMundi em 28 de agosto de 2022:
A partir dessa reportagem é possível pensar sobre a situação dos refugiados na atualidade. Sobre isso É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
A situação atual dos refugiados está agravada, visto que se trata de uma combinação de novos e antigos conflitos, e a crise econômica.
A questão dos refugiados não tem sido relevante na atualidade, já que poucos são os eventos ocorridos dessa natureza.
É notável na atualidade a união de países com foco somente na melhoria das condições humanas de refugiados.
Foi criado, recentemente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, visando o acompanhamento das questões relacionadas aos refugiados locais.
Iniciativas como a publicação de um Estatuto do Refugiado garante o respeito e a dignidade dos refugiados na atualidade, visto que prevê a proteção de todos os tipos de refugiados.
De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e o ACNUR (Agência da ONU para refugiados), ao final de 2021, existiam 60.011 pessoas reconhecidas como refugiadas no país.
Esse número expressivo de refugiados em países como o Brasil se justifica porque:
O Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas garantiu a circulação irrestrita, humana e respeitosa, de refugiados pelo Brasil.
O Brasil possui a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997 que permite a entrada irrestrita de qualquer refugiado e a garantia de direitos.
Houve, no Brasil, reduções jurídicas à proteção de refugiados e a criação de restrições que garantiram menor circulação de refugiados.
Estatísticas dos grandes fluxos de refugiados revelam que o fenômeno dos refugiados está concentrado na Europa, não atingindo países como o Brasil.
Padrões atuais de deslocamento forçado são marcados pela dispersão mais ampla pelo mundo, em diferentes escalas, tanto regional quanto global, atingindo países como o Brasil.
V; V; V; V.
F; F; V; V.
V; F; V; V.
V; F; V; F.
V; V; V; F.
Considerando a legislação migratória brasileira dos últimos anos como resultado de uma nova disposição social para o assunto, reflita sobre o trecho seguinte:
O novo debate sobre direitos humanos ocorrido, no contexto do processo de redemocratização do país e da América Latina, tem favorecido um entendimento diferente, com outro tipo de interpretação do fenômeno migratório. Neste sentido, o fenômeno recente das migrações vem recebendo diferentes tipos de interpretação, mais abertos e plurais. (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Dito isso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e com F para as afirmativas falsas.
( ) Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, nota-se, ainda, a existência de entraves jurídico-culturais.
( ) Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, já nota-se o quão bem preparado o Estado brasileiro está para o serviço de acolhimento e encaminhamento social das famílias que aqui chegam.
( ) Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, nota-se, ainda, sérios problemas de ordem socioeconômica decorrentes de aspectos estruturais que merecem ser identificados e analisados de forma cuidadosa.
( ) Ao considerar as diferentes experiências do (a)s migrantes no processo de inserção social, em especial no caso do Brasil, já nota-se a facilidade que tipifica esses processos de aculturação e inclusão do contingente imigrante no cotidiano nacional.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
F; F; V; V.
V; V; V; F.
Considerando as dinâmicas mais amplas dos atuais processos migratórios na globalização, reflita sobre o trecho seguinte:
As transformações geradas pela globalização têm tido um grande impacto sobre os fluxos migratórios. As relações com a economia global aprofundam as assimetrias promovendo desigualdades crescentes entre os países. Com o neoliberalismo, apoiado em sua crença de que o mercado resolve os problemas das sociedades, assiste-se a desregulamentação dos contratos e acordos políticos de defesa das condições de seguridade e proteção social aos trabalhadores, decorrendo dessa nova orientação política uma alteração nas relações de trabalho, obrigando a uma maior mobilidade de trabalhadores no espaço internacional. (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Sendo assim, considere os três tipos de condições sociais que facilitam a decisão de migrar e induzem os indivíduos a tomar tal decisão. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Um primeiro conjunto de condições estruturais amplas tem a ver com as formas coloniais antigas e mais recentes e os tipos específicos de conexões criados pelas formas atuais de globalização econômica.
( ) Um segundo conjunto de condições envolve o recrutamento direto de trabalhadores imigrantes por empregadores, por governos em nome dos empregadores ou pela rede de imigrantes.
( ) Um terceiro e último conjunto de condições envolve a exportação e o tráfico organizados, cada vez mais ilegais, de homens, mulheres e crianças.
( ) Um segundo conjunto de condições envolve as condições sempre favoráveis de oportunidades e próspero desenvolvimento socioeconômico que abundam no sistema capitalista sob a égide das práticas neoliberais.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F.
F; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
F; F; F; F.
Considerando as ocorrências de violências raciais e xenofóbicas no Brasil, reflita sobre o relato seguinte:
“Eu falava pra eles: ‘Você é meu irmão. Sou humano igual a você, criado pelo mesmo Deus’. Mas me bateram, bateram e ninguém separou” (Maurice*, migrante haitiano de 26 anos, morador de Curitiba). (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Dito disso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e com F para as afirmativas falsas:
( ) As agressões têm ocorrido única e exclusivamente em razão da raça e etnia. Eles e elas sofrem duplo preconceito por serem imigrantes e negros. No caso das mulheres, o preconceito é triplo, em razão do gênero.
( ) No tocante ao racismo estrutural, que é algo que está de algum modo, preso às estruturas de poder de nossa sociedade, pode-se citar o exemplo do preconceito praticado por parte de cidadãos da classe média brasileira em face de pessoas pertencentes a classes subalternas, alvo de discriminação.
( ) Os temas da intolerância ao diferente, discriminações raciais e étnicas, as violações aos direitos humanos são agravadas pelas assimetrias existentes entre as diversas nações de acordo ao pensamento decolonial.
( ) os relatos permitem constatar que os problemas decorrentes dos obstáculos enfrentados pelos refugiados, refugiadas e migrantes no processo de inserção social se apresentam como desafio para o Estado e sociedade em termos de propostas de políticas públicas migratórias e de um programa educacional voltado à defesa e garantia dos direitos humanos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; V.
V; V; V; V.
V; V; V; F.
V; F; V; V.
V; F; V; F.
Analise o gráfico abaixo:
Fonte: Silva (2017, p. 4)
A partir desse gráfico, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
O fenômeno dos refugiados sempre foi um fenômeno mundial, mas agora, com o aumento do número de refugiados, atinge países nunca antes tão afetados com o seu fluxo, como o Brasil.
O fenômeno dos refugiados era um problema permanente e, na atualidade, tornou-se um problema pontual.
Com o aumento do número de refugiados, uma das características mais marcantes nos padrões atuais de deslocamento forçado é a sua dispersão mais restrita pelo mundo.
O fenômeno dos refugiados sempre existiu, porém tornou-se mais brando na atualidade, visto que o número de refugiados diminui ao longo do tempo.
Ações como a publicação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951, garantiu a diminuição do número de refugiados no mundo.
Analise as assertivas abaixo:
I. O fim da Guerra Fria e a consolidação dos processos da globalização acentuaram as contradições no encaminhamento da temática dos refugiados, principalmente com a ascensão dos nacionalismos e dos conflitos étnicos ao lado dos problemas econômicos.
PORQUE
II. Na contemporaneidade a multiplicidade de fatores envolvidos na formação dos deslocamentos forçados torna complexa a realidade dos refugiados.
Pensando nas assertivas e na relação entre elas, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
I é falsa e II é verdadeira.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II não justifica I.
I e II são falsas.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II justifica I.
I é verdadeira e II é falsa.
Analise a charge abaixo:
Fonte: twitter.com
Tendo em vista essa charge, leia as afirmativas abaixo, atribuindo V para verdadeiras e F para falsas:
I. Ao longo da História várias ações foram feitas em defesa dos refugiados, como a criação do Alto Comissariado para Refugiados, em 1921 e a formulação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951.
II. Na atualidade refugiados sofrem com tratamentos desumanos, preconceitos, intolerância, especialmente em casos de refugiados não reconhecidos.
III. Torna-se urgente a criação de instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, que concedam direitos eficazes aos que migram, também, em condições de vulnerabilidade, mas não podem, juridicamente, obter a condição de refugiado.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
I e III são verdadeiras.
Todas são verdadeiras.
II e III são verdadeiras.
Apenas I é verdadeira.
Todas são falsas.
Leia o trecho da reportagem divulgada no site OperaMundi em 28 de agosto de 2022:
A partir dessa reportagem é possível pensar sobre a situação dos refugiados na atualidade. Sobre isso É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
A situação atual dos refugiados está agravada, visto que se trata de uma combinação de novos e antigos conflitos, e a crise econômica.
A questão dos refugiados não tem sido relevante na atualidade, já que poucos são os eventos ocorridos dessa natureza.
É notável na atualidade a união de países com foco somente na melhoria das condições humanas de refugiados.
Foi criado, recentemente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, visando o acompanhamento das questões relacionadas aos refugiados locais.
Iniciativas como a publicação de um Estatuto do Refugiado garante o respeito e a dignidade dos refugiados na atualidade, visto que prevê a proteção de todos os tipos de refugiados.
De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e o ACNUR (Agência da ONU para refugiados), ao final de 2021, existiam 60.011 pessoas reconhecidas como refugiadas no país.
Esse número expressivo de refugiados em países como o Brasil se justifica porque:
O Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas garantiu a circulação irrestrita, humana e respeitosa, de refugiados pelo Brasil.
O Brasil possui a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997 que permite a entrada irrestrita de qualquer refugiado e a garantia de direitos.
Houve, no Brasil, reduções jurídicas à proteção de refugiados e a criação de restrições que garantiram menor circulação de refugiados.
Estatísticas dos grandes fluxos de refugiados revelam que o fenômeno dos refugiados está concentrado na Europa, não atingindo países como o Brasil.
Padrões atuais de deslocamento forçado são marcados pela dispersão mais ampla pelo mundo, em diferentes escalas, tanto regional quanto global, atingindo países como o Brasil.
F; F; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
F; F; V; V.
V; V; V; F.
Considerando as dinâmicas mais amplas dos atuais processos migratórios na globalização, reflita sobre o trecho seguinte:
As transformações geradas pela globalização têm tido um grande impacto sobre os fluxos migratórios. As relações com a economia global aprofundam as assimetrias promovendo desigualdades crescentes entre os países. Com o neoliberalismo, apoiado em sua crença de que o mercado resolve os problemas das sociedades, assiste-se a desregulamentação dos contratos e acordos políticos de defesa das condições de seguridade e proteção social aos trabalhadores, decorrendo dessa nova orientação política uma alteração nas relações de trabalho, obrigando a uma maior mobilidade de trabalhadores no espaço internacional. (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Sendo assim, considere os três tipos de condições sociais que facilitam a decisão de migrar e induzem os indivíduos a tomar tal decisão. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Um primeiro conjunto de condições estruturais amplas tem a ver com as formas coloniais antigas e mais recentes e os tipos específicos de conexões criados pelas formas atuais de globalização econômica.
( ) Um segundo conjunto de condições envolve o recrutamento direto de trabalhadores imigrantes por empregadores, por governos em nome dos empregadores ou pela rede de imigrantes.
( ) Um terceiro e último conjunto de condições envolve a exportação e o tráfico organizados, cada vez mais ilegais, de homens, mulheres e crianças.
( ) Um segundo conjunto de condições envolve as condições sempre favoráveis de oportunidades e próspero desenvolvimento socioeconômico que abundam no sistema capitalista sob a égide das práticas neoliberais.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V; F; V; F.
F; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
F; F; F; F.
Considerando as ocorrências de violências raciais e xenofóbicas no Brasil, reflita sobre o relato seguinte:
“Eu falava pra eles: ‘Você é meu irmão. Sou humano igual a você, criado pelo mesmo Deus’. Mas me bateram, bateram e ninguém separou” (Maurice*, migrante haitiano de 26 anos, morador de Curitiba). (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Dito disso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e com F para as afirmativas falsas:
( ) As agressões têm ocorrido única e exclusivamente em razão da raça e etnia. Eles e elas sofrem duplo preconceito por serem imigrantes e negros. No caso das mulheres, o preconceito é triplo, em razão do gênero.
( ) No tocante ao racismo estrutural, que é algo que está de algum modo, preso às estruturas de poder de nossa sociedade, pode-se citar o exemplo do preconceito praticado por parte de cidadãos da classe média brasileira em face de pessoas pertencentes a classes subalternas, alvo de discriminação.
( ) Os temas da intolerância ao diferente, discriminações raciais e étnicas, as violações aos direitos humanos são agravadas pelas assimetrias existentes entre as diversas nações de acordo ao pensamento decolonial.
( ) os relatos permitem constatar que os problemas decorrentes dos obstáculos enfrentados pelos refugiados, refugiadas e migrantes no processo de inserção social se apresentam como desafio para o Estado e sociedade em termos de propostas de políticas públicas migratórias e de um programa educacional voltado à defesa e garantia dos direitos humanos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; V.
V; V; V; V.
V; V; V; F.
V; F; V; V.
V; F; V; F.
Analise o gráfico abaixo:
Fonte: Silva (2017, p. 4)
A partir desse gráfico, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
O fenômeno dos refugiados sempre foi um fenômeno mundial, mas agora, com o aumento do número de refugiados, atinge países nunca antes tão afetados com o seu fluxo, como o Brasil.
O fenômeno dos refugiados era um problema permanente e, na atualidade, tornou-se um problema pontual.
Com o aumento do número de refugiados, uma das características mais marcantes nos padrões atuais de deslocamento forçado é a sua dispersão mais restrita pelo mundo.
O fenômeno dos refugiados sempre existiu, porém tornou-se mais brando na atualidade, visto que o número de refugiados diminui ao longo do tempo.
Ações como a publicação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951, garantiu a diminuição do número de refugiados no mundo.
Analise as assertivas abaixo:
I. O fim da Guerra Fria e a consolidação dos processos da globalização acentuaram as contradições no encaminhamento da temática dos refugiados, principalmente com a ascensão dos nacionalismos e dos conflitos étnicos ao lado dos problemas econômicos.
PORQUE
II. Na contemporaneidade a multiplicidade de fatores envolvidos na formação dos deslocamentos forçados torna complexa a realidade dos refugiados.
Pensando nas assertivas e na relação entre elas, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
I é falsa e II é verdadeira.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II não justifica I.
I e II são falsas.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II justifica I.
I é verdadeira e II é falsa.
Analise a charge abaixo:
Fonte: twitter.com
Tendo em vista essa charge, leia as afirmativas abaixo, atribuindo V para verdadeiras e F para falsas:
I. Ao longo da História várias ações foram feitas em defesa dos refugiados, como a criação do Alto Comissariado para Refugiados, em 1921 e a formulação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951.
II. Na atualidade refugiados sofrem com tratamentos desumanos, preconceitos, intolerância, especialmente em casos de refugiados não reconhecidos.
III. Torna-se urgente a criação de instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, que concedam direitos eficazes aos que migram, também, em condições de vulnerabilidade, mas não podem, juridicamente, obter a condição de refugiado.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
I e III são verdadeiras.
Todas são verdadeiras.
II e III são verdadeiras.
Apenas I é verdadeira.
Todas são falsas.
Leia o trecho da reportagem divulgada no site OperaMundi em 28 de agosto de 2022:
A partir dessa reportagem é possível pensar sobre a situação dos refugiados na atualidade. Sobre isso É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
A situação atual dos refugiados está agravada, visto que se trata de uma combinação de novos e antigos conflitos, e a crise econômica.
A questão dos refugiados não tem sido relevante na atualidade, já que poucos são os eventos ocorridos dessa natureza.
É notável na atualidade a união de países com foco somente na melhoria das condições humanas de refugiados.
Foi criado, recentemente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, visando o acompanhamento das questões relacionadas aos refugiados locais.
Iniciativas como a publicação de um Estatuto do Refugiado garante o respeito e a dignidade dos refugiados na atualidade, visto que prevê a proteção de todos os tipos de refugiados.
De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e o ACNUR (Agência da ONU para refugiados), ao final de 2021, existiam 60.011 pessoas reconhecidas como refugiadas no país.
Esse número expressivo de refugiados em países como o Brasil se justifica porque:
O Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas garantiu a circulação irrestrita, humana e respeitosa, de refugiados pelo Brasil.
O Brasil possui a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997 que permite a entrada irrestrita de qualquer refugiado e a garantia de direitos.
Houve, no Brasil, reduções jurídicas à proteção de refugiados e a criação de restrições que garantiram menor circulação de refugiados.
Estatísticas dos grandes fluxos de refugiados revelam que o fenômeno dos refugiados está concentrado na Europa, não atingindo países como o Brasil.
Padrões atuais de deslocamento forçado são marcados pela dispersão mais ampla pelo mundo, em diferentes escalas, tanto regional quanto global, atingindo países como o Brasil.
V; F; V; F.
F; F; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.
F; F; F; F.
Considerando as ocorrências de violências raciais e xenofóbicas no Brasil, reflita sobre o relato seguinte:
“Eu falava pra eles: ‘Você é meu irmão. Sou humano igual a você, criado pelo mesmo Deus’. Mas me bateram, bateram e ninguém separou” (Maurice*, migrante haitiano de 26 anos, morador de Curitiba). (O direito à cidade dos refugiados, refugiadas e imigrantes em Curitiba-Paraná. Corumbá/MS: Revista GeoPantanal, UFMS, N. 32, 77-89, jan./jun. 2022)
Dito disso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e com F para as afirmativas falsas:
( ) As agressões têm ocorrido única e exclusivamente em razão da raça e etnia. Eles e elas sofrem duplo preconceito por serem imigrantes e negros. No caso das mulheres, o preconceito é triplo, em razão do gênero.
( ) No tocante ao racismo estrutural, que é algo que está de algum modo, preso às estruturas de poder de nossa sociedade, pode-se citar o exemplo do preconceito praticado por parte de cidadãos da classe média brasileira em face de pessoas pertencentes a classes subalternas, alvo de discriminação.
( ) Os temas da intolerância ao diferente, discriminações raciais e étnicas, as violações aos direitos humanos são agravadas pelas assimetrias existentes entre as diversas nações de acordo ao pensamento decolonial.
( ) os relatos permitem constatar que os problemas decorrentes dos obstáculos enfrentados pelos refugiados, refugiadas e migrantes no processo de inserção social se apresentam como desafio para o Estado e sociedade em termos de propostas de políticas públicas migratórias e de um programa educacional voltado à defesa e garantia dos direitos humanos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; V; V.
V; V; V; V.
V; V; V; F.
V; F; V; V.
V; F; V; F.
Analise o gráfico abaixo:
Fonte: Silva (2017, p. 4)
A partir desse gráfico, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
O fenômeno dos refugiados sempre foi um fenômeno mundial, mas agora, com o aumento do número de refugiados, atinge países nunca antes tão afetados com o seu fluxo, como o Brasil.
O fenômeno dos refugiados era um problema permanente e, na atualidade, tornou-se um problema pontual.
Com o aumento do número de refugiados, uma das características mais marcantes nos padrões atuais de deslocamento forçado é a sua dispersão mais restrita pelo mundo.
O fenômeno dos refugiados sempre existiu, porém tornou-se mais brando na atualidade, visto que o número de refugiados diminui ao longo do tempo.
Ações como a publicação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951, garantiu a diminuição do número de refugiados no mundo.
Analise as assertivas abaixo:
I. O fim da Guerra Fria e a consolidação dos processos da globalização acentuaram as contradições no encaminhamento da temática dos refugiados, principalmente com a ascensão dos nacionalismos e dos conflitos étnicos ao lado dos problemas econômicos.
PORQUE
II. Na contemporaneidade a multiplicidade de fatores envolvidos na formação dos deslocamentos forçados torna complexa a realidade dos refugiados.
Pensando nas assertivas e na relação entre elas, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
I é falsa e II é verdadeira.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II não justifica I.
I e II são falsas.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II justifica I.
I é verdadeira e II é falsa.
Analise a charge abaixo:
Fonte: twitter.com
Tendo em vista essa charge, leia as afirmativas abaixo, atribuindo V para verdadeiras e F para falsas:
I. Ao longo da História várias ações foram feitas em defesa dos refugiados, como a criação do Alto Comissariado para Refugiados, em 1921 e a formulação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951.
II. Na atualidade refugiados sofrem com tratamentos desumanos, preconceitos, intolerância, especialmente em casos de refugiados não reconhecidos.
III. Torna-se urgente a criação de instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, que concedam direitos eficazes aos que migram, também, em condições de vulnerabilidade, mas não podem, juridicamente, obter a condição de refugiado.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
I e III são verdadeiras.
Todas são verdadeiras.
II e III são verdadeiras.
Apenas I é verdadeira.
Todas são falsas.
Leia o trecho da reportagem divulgada no site OperaMundi em 28 de agosto de 2022:
A partir dessa reportagem é possível pensar sobre a situação dos refugiados na atualidade. Sobre isso É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
A situação atual dos refugiados está agravada, visto que se trata de uma combinação de novos e antigos conflitos, e a crise econômica.
A questão dos refugiados não tem sido relevante na atualidade, já que poucos são os eventos ocorridos dessa natureza.
É notável na atualidade a união de países com foco somente na melhoria das condições humanas de refugiados.
Foi criado, recentemente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, visando o acompanhamento das questões relacionadas aos refugiados locais.
Iniciativas como a publicação de um Estatuto do Refugiado garante o respeito e a dignidade dos refugiados na atualidade, visto que prevê a proteção de todos os tipos de refugiados.
De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e o ACNUR (Agência da ONU para refugiados), ao final de 2021, existiam 60.011 pessoas reconhecidas como refugiadas no país.
Esse número expressivo de refugiados em países como o Brasil se justifica porque:
O Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas garantiu a circulação irrestrita, humana e respeitosa, de refugiados pelo Brasil.
O Brasil possui a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997 que permite a entrada irrestrita de qualquer refugiado e a garantia de direitos.
Houve, no Brasil, reduções jurídicas à proteção de refugiados e a criação de restrições que garantiram menor circulação de refugiados.
Estatísticas dos grandes fluxos de refugiados revelam que o fenômeno dos refugiados está concentrado na Europa, não atingindo países como o Brasil.
Padrões atuais de deslocamento forçado são marcados pela dispersão mais ampla pelo mundo, em diferentes escalas, tanto regional quanto global, atingindo países como o Brasil.
F; F; V; V.
V; V; V; V.
V; V; V; F.
V; F; V; V.
V; F; V; F.
Analise o gráfico abaixo:
Fonte: Silva (2017, p. 4)
A partir desse gráfico, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
O fenômeno dos refugiados sempre foi um fenômeno mundial, mas agora, com o aumento do número de refugiados, atinge países nunca antes tão afetados com o seu fluxo, como o Brasil.
O fenômeno dos refugiados era um problema permanente e, na atualidade, tornou-se um problema pontual.
Com o aumento do número de refugiados, uma das características mais marcantes nos padrões atuais de deslocamento forçado é a sua dispersão mais restrita pelo mundo.
O fenômeno dos refugiados sempre existiu, porém tornou-se mais brando na atualidade, visto que o número de refugiados diminui ao longo do tempo.
Ações como a publicação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951, garantiu a diminuição do número de refugiados no mundo.
Analise as assertivas abaixo:
I. O fim da Guerra Fria e a consolidação dos processos da globalização acentuaram as contradições no encaminhamento da temática dos refugiados, principalmente com a ascensão dos nacionalismos e dos conflitos étnicos ao lado dos problemas econômicos.
PORQUE
II. Na contemporaneidade a multiplicidade de fatores envolvidos na formação dos deslocamentos forçados torna complexa a realidade dos refugiados.
Pensando nas assertivas e na relação entre elas, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
I é falsa e II é verdadeira.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II não justifica I.
I e II são falsas.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II justifica I.
I é verdadeira e II é falsa.
Analise a charge abaixo:
Fonte: twitter.com
Tendo em vista essa charge, leia as afirmativas abaixo, atribuindo V para verdadeiras e F para falsas:
I. Ao longo da História várias ações foram feitas em defesa dos refugiados, como a criação do Alto Comissariado para Refugiados, em 1921 e a formulação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951.
II. Na atualidade refugiados sofrem com tratamentos desumanos, preconceitos, intolerância, especialmente em casos de refugiados não reconhecidos.
III. Torna-se urgente a criação de instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, que concedam direitos eficazes aos que migram, também, em condições de vulnerabilidade, mas não podem, juridicamente, obter a condição de refugiado.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
I e III são verdadeiras.
Todas são verdadeiras.
II e III são verdadeiras.
Apenas I é verdadeira.
Todas são falsas.
Leia o trecho da reportagem divulgada no site OperaMundi em 28 de agosto de 2022:
A partir dessa reportagem é possível pensar sobre a situação dos refugiados na atualidade. Sobre isso É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
A situação atual dos refugiados está agravada, visto que se trata de uma combinação de novos e antigos conflitos, e a crise econômica.
A questão dos refugiados não tem sido relevante na atualidade, já que poucos são os eventos ocorridos dessa natureza.
É notável na atualidade a união de países com foco somente na melhoria das condições humanas de refugiados.
Foi criado, recentemente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, visando o acompanhamento das questões relacionadas aos refugiados locais.
Iniciativas como a publicação de um Estatuto do Refugiado garante o respeito e a dignidade dos refugiados na atualidade, visto que prevê a proteção de todos os tipos de refugiados.
De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e o ACNUR (Agência da ONU para refugiados), ao final de 2021, existiam 60.011 pessoas reconhecidas como refugiadas no país.
Esse número expressivo de refugiados em países como o Brasil se justifica porque:
O Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas garantiu a circulação irrestrita, humana e respeitosa, de refugiados pelo Brasil.
O Brasil possui a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997 que permite a entrada irrestrita de qualquer refugiado e a garantia de direitos.
Houve, no Brasil, reduções jurídicas à proteção de refugiados e a criação de restrições que garantiram menor circulação de refugiados.
Estatísticas dos grandes fluxos de refugiados revelam que o fenômeno dos refugiados está concentrado na Europa, não atingindo países como o Brasil.
Padrões atuais de deslocamento forçado são marcados pela dispersão mais ampla pelo mundo, em diferentes escalas, tanto regional quanto global, atingindo países como o Brasil.
O fenômeno dos refugiados sempre foi um fenômeno mundial, mas agora, com o aumento do número de refugiados, atinge países nunca antes tão afetados com o seu fluxo, como o Brasil.
O fenômeno dos refugiados era um problema permanente e, na atualidade, tornou-se um problema pontual.
Com o aumento do número de refugiados, uma das características mais marcantes nos padrões atuais de deslocamento forçado é a sua dispersão mais restrita pelo mundo.
O fenômeno dos refugiados sempre existiu, porém tornou-se mais brando na atualidade, visto que o número de refugiados diminui ao longo do tempo.
Ações como a publicação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951, garantiu a diminuição do número de refugiados no mundo.
Analise as assertivas abaixo:
I. O fim da Guerra Fria e a consolidação dos processos da globalização acentuaram as contradições no encaminhamento da temática dos refugiados, principalmente com a ascensão dos nacionalismos e dos conflitos étnicos ao lado dos problemas econômicos.
PORQUE
II. Na contemporaneidade a multiplicidade de fatores envolvidos na formação dos deslocamentos forçados torna complexa a realidade dos refugiados.
Pensando nas assertivas e na relação entre elas, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
I é falsa e II é verdadeira.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II não justifica I.
I e II são falsas.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II justifica I.
I é verdadeira e II é falsa.
Analise a charge abaixo:
Fonte: twitter.com
Tendo em vista essa charge, leia as afirmativas abaixo, atribuindo V para verdadeiras e F para falsas:
I. Ao longo da História várias ações foram feitas em defesa dos refugiados, como a criação do Alto Comissariado para Refugiados, em 1921 e a formulação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951.
II. Na atualidade refugiados sofrem com tratamentos desumanos, preconceitos, intolerância, especialmente em casos de refugiados não reconhecidos.
III. Torna-se urgente a criação de instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, que concedam direitos eficazes aos que migram, também, em condições de vulnerabilidade, mas não podem, juridicamente, obter a condição de refugiado.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
I e III são verdadeiras.
Todas são verdadeiras.
II e III são verdadeiras.
Apenas I é verdadeira.
Todas são falsas.
Leia o trecho da reportagem divulgada no site OperaMundi em 28 de agosto de 2022:
A partir dessa reportagem é possível pensar sobre a situação dos refugiados na atualidade. Sobre isso É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
A situação atual dos refugiados está agravada, visto que se trata de uma combinação de novos e antigos conflitos, e a crise econômica.
A questão dos refugiados não tem sido relevante na atualidade, já que poucos são os eventos ocorridos dessa natureza.
É notável na atualidade a união de países com foco somente na melhoria das condições humanas de refugiados.
Foi criado, recentemente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, visando o acompanhamento das questões relacionadas aos refugiados locais.
Iniciativas como a publicação de um Estatuto do Refugiado garante o respeito e a dignidade dos refugiados na atualidade, visto que prevê a proteção de todos os tipos de refugiados.
De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e o ACNUR (Agência da ONU para refugiados), ao final de 2021, existiam 60.011 pessoas reconhecidas como refugiadas no país.
Esse número expressivo de refugiados em países como o Brasil se justifica porque:
O Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas garantiu a circulação irrestrita, humana e respeitosa, de refugiados pelo Brasil.
O Brasil possui a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997 que permite a entrada irrestrita de qualquer refugiado e a garantia de direitos.
Houve, no Brasil, reduções jurídicas à proteção de refugiados e a criação de restrições que garantiram menor circulação de refugiados.
Estatísticas dos grandes fluxos de refugiados revelam que o fenômeno dos refugiados está concentrado na Europa, não atingindo países como o Brasil.
Padrões atuais de deslocamento forçado são marcados pela dispersão mais ampla pelo mundo, em diferentes escalas, tanto regional quanto global, atingindo países como o Brasil.
I é falsa e II é verdadeira.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II não justifica I.
I e II são falsas.
I é verdadeira e II é verdadeira, sendo que II justifica I.
I é verdadeira e II é falsa.
Analise a charge abaixo:
Fonte: twitter.com
Tendo em vista essa charge, leia as afirmativas abaixo, atribuindo V para verdadeiras e F para falsas:
I. Ao longo da História várias ações foram feitas em defesa dos refugiados, como a criação do Alto Comissariado para Refugiados, em 1921 e a formulação do Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas, em 1951.
II. Na atualidade refugiados sofrem com tratamentos desumanos, preconceitos, intolerância, especialmente em casos de refugiados não reconhecidos.
III. Torna-se urgente a criação de instrumentos jurídicos, nacionais e internacionais, que concedam direitos eficazes aos que migram, também, em condições de vulnerabilidade, mas não podem, juridicamente, obter a condição de refugiado.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
I e III são verdadeiras.
Todas são verdadeiras.
II e III são verdadeiras.
Apenas I é verdadeira.
Todas são falsas.
Leia o trecho da reportagem divulgada no site OperaMundi em 28 de agosto de 2022:
A partir dessa reportagem é possível pensar sobre a situação dos refugiados na atualidade. Sobre isso É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
A situação atual dos refugiados está agravada, visto que se trata de uma combinação de novos e antigos conflitos, e a crise econômica.
A questão dos refugiados não tem sido relevante na atualidade, já que poucos são os eventos ocorridos dessa natureza.
É notável na atualidade a união de países com foco somente na melhoria das condições humanas de refugiados.
Foi criado, recentemente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, visando o acompanhamento das questões relacionadas aos refugiados locais.
Iniciativas como a publicação de um Estatuto do Refugiado garante o respeito e a dignidade dos refugiados na atualidade, visto que prevê a proteção de todos os tipos de refugiados.
De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e o ACNUR (Agência da ONU para refugiados), ao final de 2021, existiam 60.011 pessoas reconhecidas como refugiadas no país.
Esse número expressivo de refugiados em países como o Brasil se justifica porque:
O Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas garantiu a circulação irrestrita, humana e respeitosa, de refugiados pelo Brasil.
O Brasil possui a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997 que permite a entrada irrestrita de qualquer refugiado e a garantia de direitos.
Houve, no Brasil, reduções jurídicas à proteção de refugiados e a criação de restrições que garantiram menor circulação de refugiados.
Estatísticas dos grandes fluxos de refugiados revelam que o fenômeno dos refugiados está concentrado na Europa, não atingindo países como o Brasil.
Padrões atuais de deslocamento forçado são marcados pela dispersão mais ampla pelo mundo, em diferentes escalas, tanto regional quanto global, atingindo países como o Brasil.
I e III são verdadeiras.
Todas são verdadeiras.
II e III são verdadeiras.
Apenas I é verdadeira.
Todas são falsas.
Leia o trecho da reportagem divulgada no site OperaMundi em 28 de agosto de 2022:
A partir dessa reportagem é possível pensar sobre a situação dos refugiados na atualidade. Sobre isso É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:
A situação atual dos refugiados está agravada, visto que se trata de uma combinação de novos e antigos conflitos, e a crise econômica.
A questão dos refugiados não tem sido relevante na atualidade, já que poucos são os eventos ocorridos dessa natureza.
É notável na atualidade a união de países com foco somente na melhoria das condições humanas de refugiados.
Foi criado, recentemente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, visando o acompanhamento das questões relacionadas aos refugiados locais.
Iniciativas como a publicação de um Estatuto do Refugiado garante o respeito e a dignidade dos refugiados na atualidade, visto que prevê a proteção de todos os tipos de refugiados.
De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e o ACNUR (Agência da ONU para refugiados), ao final de 2021, existiam 60.011 pessoas reconhecidas como refugiadas no país.
Esse número expressivo de refugiados em países como o Brasil se justifica porque:
O Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas garantiu a circulação irrestrita, humana e respeitosa, de refugiados pelo Brasil.
O Brasil possui a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997 que permite a entrada irrestrita de qualquer refugiado e a garantia de direitos.
Houve, no Brasil, reduções jurídicas à proteção de refugiados e a criação de restrições que garantiram menor circulação de refugiados.
Estatísticas dos grandes fluxos de refugiados revelam que o fenômeno dos refugiados está concentrado na Europa, não atingindo países como o Brasil.
Padrões atuais de deslocamento forçado são marcados pela dispersão mais ampla pelo mundo, em diferentes escalas, tanto regional quanto global, atingindo países como o Brasil.
A situação atual dos refugiados está agravada, visto que se trata de uma combinação de novos e antigos conflitos, e a crise econômica.
A questão dos refugiados não tem sido relevante na atualidade, já que poucos são os eventos ocorridos dessa natureza.
É notável na atualidade a união de países com foco somente na melhoria das condições humanas de refugiados.
Foi criado, recentemente, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, visando o acompanhamento das questões relacionadas aos refugiados locais.
Iniciativas como a publicação de um Estatuto do Refugiado garante o respeito e a dignidade dos refugiados na atualidade, visto que prevê a proteção de todos os tipos de refugiados.
De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e o ACNUR (Agência da ONU para refugiados), ao final de 2021, existiam 60.011 pessoas reconhecidas como refugiadas no país.
Esse número expressivo de refugiados em países como o Brasil se justifica porque:
O Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas garantiu a circulação irrestrita, humana e respeitosa, de refugiados pelo Brasil.
O Brasil possui a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997 que permite a entrada irrestrita de qualquer refugiado e a garantia de direitos.
Houve, no Brasil, reduções jurídicas à proteção de refugiados e a criação de restrições que garantiram menor circulação de refugiados.
Estatísticas dos grandes fluxos de refugiados revelam que o fenômeno dos refugiados está concentrado na Europa, não atingindo países como o Brasil.
Padrões atuais de deslocamento forçado são marcados pela dispersão mais ampla pelo mundo, em diferentes escalas, tanto regional quanto global, atingindo países como o Brasil.
O Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas garantiu a circulação irrestrita, humana e respeitosa, de refugiados pelo Brasil.
O Brasil possui a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997 que permite a entrada irrestrita de qualquer refugiado e a garantia de direitos.
Houve, no Brasil, reduções jurídicas à proteção de refugiados e a criação de restrições que garantiram menor circulação de refugiados.
Estatísticas dos grandes fluxos de refugiados revelam que o fenômeno dos refugiados está concentrado na Europa, não atingindo países como o Brasil.
Padrões atuais de deslocamento forçado são marcados pela dispersão mais ampla pelo mundo, em diferentes escalas, tanto regional quanto global, atingindo países como o Brasil.